sábado, 29 de maio de 2010

Ex-atletas profissionais já podem solicitar aposentadoria na FAAP


Ex-atletas profissionais já podem solicitar aposentadoria na FAAP
28/05/2010 - A Federação das Associações de Atletas Profissionais (FAAP) apresentou na tarde desta quinta-feira (27), o programa Cidadania e Previdência, que tem como objetivo efetuar o pagamento de contribuições previdenciárias de ex-atletas profissionais para que possam se aposentar. O lançamento foi realizado em Brasília pelo tri-campeão mundial e presidente da FAAP, Wilson Piazza. Prestigiaram o evento, presidentes de Associações de todo o Brasil, autoridades e imprensa.

O evento ocorreu em Brasília foi seguido por treinamento aos funcionários do Sistema que farão o atendimento ao público que solicitará o beneficio.

Na ocasião, Piazza relatou que há tempos o programa estava sendo elaborado. “Nossa principal preocupação era criar meios para atender o maior número possível de atletas, pois vivenciamos diariamente uma enorme quantidade de ex-jogadores de futebol passando necessidade. É penoso perceber que esses profissionais, ídolos de gerações, possam estar em situação crítica de não ter aquilo que é básico à sobrevivência, como alimento e saúde”.

Segundo o presidente a situação da maioria de ex-atletas é de extrema carência. “Muitos são bastante conhecidos do público, mas as circunstâncias, após deixarem os campos não lhes favoreceram e milhares estão a mercê, sem dignidade ou cidadania e é isso que a FAAP tem a pretensão de devolver a esses ícones do futebol”, ressaltou Piazza.

O programa “Cidadania e Previdência” beneficiará, sem nenhum ônus, a ex-atletas profissionais que atenderem os critérios, com o pagamento das contribuições junto a Previdência Social para que usufruam da aposentadoria por idade, tempo de contribuição, invalidez e especial; auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio reclusão e pensão por morte.

O beneficio já pode ser solicitado nas sedes das Associações de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP). Nas localidades onde ainda não foram instaladas as AGAP, a solicitação deverá ser feita diretamente pelo site da FAAP: www.faapatletas.com.br.



FAAP lança programa para aposentar ex-atletas profissionais
27/05/10 - Atletas com mais de 55 anos que ainda não completaram os 15 anos de contribuição junto à Previdência Social agora terão a chance de se aposentar por meio do programa “Cidadania e Previdência”, da Federação das Associações de Atletas Profissionais (FAAP), que será lançado nesta quinta-feira (27), às 16h, no Hotel St. Paul Plaza, em Brasília.

A vida produtiva do atleta pode ser considerada curta. Para o jogador de futebol, não ultrapassa, em média, 35 anos de idade. É raro, no Brasil, encontrar jogadores que alcancem os 40 anos de vida atuando em clubes de grande expressão. Por isso, é necessário que esses profissionais se prepararem para exercer outro tipo de atividade. Contudo, poucos conseguem seguir em frente atuando em outras profissões, ficando a maioria relegada ao esquecimento, sem salário e condições mínimas à sobrevivência. “Muitos de nossos jogadores estão passando necessidade, impedidos de ter uma vida digna. Esses profissionais serão alcançados pelo programa e poderão melhorar sua qualidade de vida”, ressalta o presidente da FAAP, Wilson Piazza.

O programa Cidadania e Previdência visa contribuir para a promoção e restabelecimento do vínculo previdenciário de ex-atletas profissionais em situação de carência, para que possam usufruir dos benefícios previdenciários assegurados em lei, como: aposentadoria por idade, tempo de contribuição, invalidez e especial; auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio reclusão e pensão por morte. Piazza explica que o Sistema FAAP disponibilizará os recursos financeiros para efetuar pagamento das contribuições junto à Previdência Social, possibilitando a aposentadoria do ex-atleta tomando-se por base o salário mínimo vigente. “O compromisso da entidade é o de resgatar o atleta ao contexto social, oportunizando-lhe condições para viver, pensar e agir como indivíduo e cidadão”, ressalta Piazza.

O ex-atleta poderá solicitar o beneficio nas sedes das Associações de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP), localizadas em 13 estados (veja quadro abaixo). Nas cidades onde não há AGAP, a solicitação deverá ser feita diretamente pelo site da FAAP: www.faapatletas.com.br, enviando a documentação via Correios.

Para ser atendido, o ex-atleta precisa ter idade mínima de 55 anos e pelo menos três anos de atividade como atleta profissional; apresentar cópia autenticada da carteira de identidade e CPF ou cópia da CNH; cópia autenticada de contratos de trabalho, devidamente registrados na CBF ou Federação Estadual, que comprovem tempo mínimo de três anos de atividade profissional; simulado de contagem de tempo de serviço/contribuição, fornecido pela agência do INSS para fins de aposentadoria; cópia do NIT/PIS/PASEP que poderá ser adquirido nas Agências do INSS; e Cópia do Formulário de Requerimento, disponível no site da FAAP.

O programa será lançado pelo presidente da FAAP, Wilson Piazza, nesta quinta-feira (27), no Salão Bromélia, Mezzanino do Hotel St. Paul, em Brasília. Na ocasião, estarão presentes cerca de 100 convidados, entre presidentes de Associações de Garantia ao Atleta Profissional de todo o Brasil, autoridades do esporte e funcionários do Sistema, que receberão treinamento para atendimento aos atletas que buscam os benefícios oferecidos pela FAAP.
Maiores informações:

Dida Brasil
Assessoria de Comunicação
(61) 8146-1475/8410-9312
Federação das Associações de Atletas Profissionais
Setor Bancário Sul - Qd. 02 - Lote 15 - Bl. E
Ed. Prime - Salas 801/805 - CEP: 70070-120
Brasília - DF – (61) 3034-9400
www.faapatletas.com.br

6 comentários:

  1. realmente os ex-atletas estavam precisando dessa aposentadoria pois na epoca que eles jogavam eles faziam com raça e por amor ao futebol hj em dia os jogadores de futebol fazem por dinheiro.
    este beneficio direito deles.
    sou filha de ex-jogador de futebol(Nilson)

    ResponderExcluir
  2. Excelente idéia e parabens ao Wilson Piazza pelo trabalho que desenvolve em frente a FAAP, Sem esquecer o Suporte proporcionado pelo Márcio Tannus, Superintendente do Sistema FAAP.podemos fazer mais criando o Programa A Escola vai ao Clube. Destinado a Atletas sócios das AGAPÉS, com idade a partir dos 16 anso.
    Adm.Prof. Universitário Rui Azevedo, Ex- Atleta de Futebol Profissional.

    ResponderExcluir
  3. sou ex atleta e tenho 51 anos e passo por dificuldades-queria uma orientação de vcs
    eu joguei 2 anos pelo guarany de bagé
    estou desempregado e com depressão sou casado
    e tenho 3 filhas-seria possível eu me enquadrar
    neste lei-me oriente-tambem vou pedir informa
    ção aqui no sul-mas foi vcs q primeiro vi
    esta possibilidade-abraço

    ResponderExcluir
  4. A idéia é excelente. Só resta agora saber se esta entidade terá fins lucrativo pois, cobrando 2% dos clubes de futebol por cada contrato firmado, haverá dinheiro suficiente para remunerar de forma digna (mto além de um salário minimo) os ex-atletas profissionais. Quero muito acreditar que estes ex-atletas não serão usados como laranjas de um grande esquema de arrecadação de dinheiro, ficando apenas com as migalhas das contribuições, enquanto que espertalhões administrativos estarão a engordar suas contas em entidades bancárias no exterior.

    ResponderExcluir
  5. Grande iniciativa do sindicato fui atleta hoje sou radialista aquí en juazeiro do Norte tenho um programa diario ña radio verde vale am 570kw das 6 as630 da manHa professor de educacao física vou tentar abrir agap aquí da qual sou credenciado apara ajudar meus ex companheiros sou credenciado a 14 anos abraco ao piazza a helio baiano em salvador meu celular e 988624899 o ddd 03188

    ResponderExcluir
  6. Essa mensagen passada e de acilon tavares juaz do Norte ceara esqueci de colocar o nome

    ResponderExcluir